Costa a Costa
Posted: sexta-feira, 9 de julho de 2010 by Vinícius ppt. inDiretamente do Ceará, mais precisamente Fortaleza, vem esse grupo de.. De que mesmo? Rap, é essa mesmo a resposta? acho que ta mais pra um samba, ou MPB com musica latina e soul americano? É, com letras pesadas e marcantes e nessa mistura de ritmos o Costa a Costa lançou em 2007 a Mixtape Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência.
É- não tenho nenhuma dúvida - um dos documentos mais contundentes, impressionantes e acachapantes sobre a realidade brasileira contemporânea (como se ler jornal não fosse suficiente...) É um Sobrevivendo no Inferno traduzido para o Século XXI - e é preciso constatar: o inferno piorou muito.
(Hermano vianna- Antropófago carioca.)
E é bem por aí mesmo, um som que fala da realidade da periferia cearence, que é igual ou parecida com várias capitais do país, de forma única e inédita no Brasil. Uma injeção de ânimo no hip-hop brasileiro.
O gueto do gueto, é assim que o nordeste é tratado pelo Costa a Costa. E eles vem com um som escrachado que esfrega na cara de todo mundo uma realidade que poucos veem, porém trazem juntos uma mensagem de pura auto-estima e a sensação de que tudo da pra mudar, só depende de você ''guerreiro''.
Costa a Costa, por Costa a Costa:
Imagina um guerreiro. Ele não quer sobreviver, ele quer viver. Ele não quer piedade, ele quer a vitória. Ele quer o vinho depois da batalha. Ele não quer a lágrima de suas mulheres na platéia. Ele tem a espada. E a arena tem a multidão gritando pela luta. Agora imagina a arena. O gueto, o tráfico nos becos, as armas e sirenes da polícia. Prostituição. Violência.
Tudo bem próximo aos arranha-céus milionários, pontos turísticos, boates e night clubs da classe A. Entre o mar e a favela, onde se encontram os extremos do apartheid social, entre a compra e a venda de sexo, drogas e diversão. Imagina que o guerreiro é poeta. Ou cronista. Ele precisa trabalhar no limite, precisa alcançar a poesia sem perder o realismo da crônica. Ele precisa converter as decepções e injustiças em energia e força pra seguir lutando.
Precisa transformar o negativo em positivo. Então imagina um marginal com o porte de um rei. Ou melhor, imagina um rei que foi transformado num escravo, que se transformou num marginal, pra voltar a se transformar num rei um dia. Imagina a trilha sonora de guerreiros e guerreiras. Um som capaz de tirar eles do poço pra voltarem a ser o que são na verdade: reis e rainhas. Esse é o som do Costa a Costa.
(Release tirada do site www.costaacostaonline.com )
*Integrantes-
Com Don L. (MC e produtor)
Nego Gallo (MC e co-produtor)
Junior D (MC)
Preto B (MC)
Flip Jay (DJ)
*Sem uma discografia oficial ainda, tendo lançado apenas uma Mixtape, elogiada pela crítica e muito bem aceito pelo público. Dentro do contexto do hip-hop feito no Brasil, o Costa a Costa representa algo inédito, e quebra vários tabus. É um som da rua mas também é festa, e faz as mulheres mexerem o corpo sem deixar de ter conteúdo.
Baixe a Mixtape aqui