Maurício Baia, nascido na Bahia passou a infância em recife, traz em suas músicas influências dos grandes mestres do rock e da literatura Brasileira.
O artista Baia é uma combinação de vários artistas, e ao mesmo tempo é irredutível a cada um deles. Com Raul, ele aprendeu que o rock pode ser a ?melhor música pra se dizer um monte de coisas?; é, como Raul e toda a tradição barroca da Bahia, excessivo; e crítico, irônico, observador mordaz dos estranhos valores da nossa sociedade de consumo. Como Bob Dylan, além do timbre anasalado, ele tende à prosa: gosta de narrar, suas letras parecem querer transbordar a melodia. E, como Tom Zé, sabe contar estórias como ninguém, tem um talento delicioso para o humor, tem o timing cômico de um verdadeiro ator.
* Uma parte da release tirada do seu site oficial.
Discografia Solo-
*Habeas Corpus (2006)
Download
Formada em 1992 por Maurício Baia (voz e violão), Tonho Gebara (guitarra) e Shilon (guitarra), a banda Baia e Rockboys é muito respeitada no cenário musical brasileiro e pioneira no novo mercado independente, fórmula com a qual se consagrou. "O que temos ninguém pode tirar, simplesmente porque ninguém deu", resume o vocalista Baia.
As músicas contam estórias inusitadas e trazem melodias marcantes. Mas o que os caracteriza, não são apenas as boas letras e melodias do grupo, e sim, a performance instrumental dos seus músicos e o carisma de Maurício Baia no palco.
Nesta nova fase, aprimoraram seus shows, performáticos e espontâneos, que conquistaram fãs pelo país inteiro e transformaram algumas músicas como "Overdose de Lucidez", "Doce Doçura" e "Na Fé" em verdadeiros hinos da juventude carioca. Carismático e irreverente, Baia é um violeiro falador que nasceu na Bahia e passou a infância no Recife, trazendo para sua música a infuência de mestres do Rock`n`Roll e da literartura Brasileira.
Em 1995, lançaram seu primeiro cd "Na Fé", dando um novo rumo à carreira. Começaram então a figurar no circuito Brasileiro de festivais, participaram do Abril Pro Rock (Recife), do Killdare Rock (Salvador) e do Porão do Rock (Brasília). Vendido de mão em mão, durante os shows, esse primeiro álbum passou de seis mil cópias.
O lado Rock ficou ainda mais explícito no segundo álbum "Overdose de Lucidez", lançado pela Deck/Polygram em 1998, o cd foi mixado e finalizado em Seattle (USA) pelo lendário Jack Endino, produtor que já assinou trabalhos de bandas como Nirvana e Titãs. No ano de 2000, foram o primeiro lugar no Festival da Música Brasileira (BAND) e como prêmio, ganharam a gravação do terceiro disco "Entrada de Emergência", que teve lançamento no Canecão (Rio de Janeiro) em Setembro de 2001. Atualmente como artistas da AR Discos, somam energia para divulgar pelo Brasil todo o sabor da mistura Rock`n`roll com a música popular Brasileira.
Discografia Baia e os RockBoys
* Na fé- 1995
Download
* Overdose de lucidez - 1998
Download
* Entrada de emergência- 2001
Download
LINKS:
Site oficial
My space
Fotolog
Orkut
Tá aí depois desse recesso, mais um sonzão... Pra mim o Raul da nossa geração.